Seja bem-vindo ao OpenBrasil.org

Manutenção do aquário ou beteira


É preciso trocar a água da beteira ou aquário uma vez por semana ou a cada 10 dias, pelo menos.

12 horas antes de lavar a beteira ou aquário reserve a água em um recipiente, para que o cloro da água decante, o Betta não está acostumado ao cloro, você pode acabar tendo um peixe beta doente que pode não resistir e morrer. Você pode usar também água filtrada ou mineral eliminando assim esse processo.

Procedimento: tire cerca da metade da água da beteira ou aquario e coloque em um copo ou recipiente. Em seguida, pegue seu Betta com uma redinha apropriada e coloque-o nesse recipiente. Não o pegue com a mão, pois isso pode machucá-lo ou estressá-lo.

Jogue fora o restante da água velha da beteira ou aquário e lave bem o cascalho do fundo com o uso de uma peneira, eliminando todos os detritos. Encha o aquário até a metade, pingue algumas gotas de condicionador de água e aguarde cinco minutos.

Coloque o recipiente com o peixe (com a água velha) dentro da bateira ou aquário durante uns 15 minutos, para que a temperatura da água nova não esteja muito diferente da água velha que o peixe esta acostomado.

Então jogue a água do recipiente e o peixe de volta ao aquário.

Evite trocar toda a água do aquário. Assim você evita choques de pH e de temperatura em seu peixe, aumentando a resistência dele a doenças e problemas futuros.

Outros itens que podem ajudar a facilitar sua manutenção são um sifão e um limpador magnético pequeno, achados em lojas do ramo.

IMPORTANTE: Se o seu tanque não tem tampa, é preciso enchê-lo com água até completar 80% para evitar que o peixe Beta pule para fora. Tais peixes são muito ativos e podem saltar até 3 centímetros acima da água. Você também pode usar algum tipo de malha acima do tanque para evitar que este peixinho escape.